BLOG DO ADRIANO

Desenvolva aplicativos para dispositivos iOS, Android e Windows Phone com Cordova / PhoneGap

07/03/2017 às 23:26h

Atualmente a área de desenvolvimento de aplicativos e soluções móveis é uma das que mais oferecem oportunidades para agências digitais e desenvolvedores autônomos, porém aprender as tecnologias necessárias para a criação de tais aplicações para as mais diversas plataformas como iOS, Android e Windows Phone é algo extremamente complicado e requer um grande investimento de tempo e dinheiro. Pensado em simplificar este processo é que surgiu o Cordova / PhoneGap, conheça agora essa incrível ferramenta de desenvolvimento mobile.

Desenvolva aplicativos para dispositivos iOS, Android e Windows Phone com Cordova / PhoneGap

O que é o Cordova / PhoneGap?

O Cordova / PhoneGap é um framework de desenvolvimento mobile, pensado e criado para simplificar o processo de desenvolvimento de aplicativos para multiplataformas. Com ele é possível criar uma aplicação seguindo-se padrões de desenvolvimento web e depois de pronta empacotá-la, compilá-la e distribuí-la para as mais variadas plataformas.

 

Um pouco da história

O PhoneGap foi uma iniciativa da empresa Nitobi que desenvolveu, manteve e distribuiu o framework de maneira open source. Em 2011 o PhoneGap foi comprado pela Adobe, que após inúmeras tentativas malsucedidas de adaptar sua antiga tecnologia Flash para o desenvolvimento mobile multiplataforma, optou por adquirir o projeto da Nitobe, e enfim lançar uma tecnologia capaz de atingir uma grande gama de desenvolvedores. Logo em seguida a Adobe liberou uma versão open source do PhoneGap para a Apache Foundation que devido à patente da marca PhoneGap passou a mantê-la e distribuí-la sob o nome de Apache Cordova.

Atualmente o Apache Cordova é a base para diversas outras ferramentas e frameworks do mercado como o Ionic, o Monaca e até mesmo o afamado Intel XDK.

 

Tecnologias necessárias

Já imaginou ter que estudar e aprender a codificar em Objective-C para desenvolver aplicativos iOS, Java para aplicativos Android e C# para aplicações Windows Phone? Imagine a curva de aprendizado, o tempo e o dinheiro que seriam necessários invetir para produzir suas aplicações... Complicado, não é?!

Graças a API dessa tecnologia, que conta com uma comunidade unida, muito material e vasta documentação para consulta, é que hoje tornou-se relativamente fácil desenvolver aplicações que utilizam recursos nativos dos dispositivos, permitindo que isso aconteça com uma diferença de desempenho quase desprezível se comparada com aplicações nativas, e o melhor é que você consegue fazer tudo isso utilizando apenas HTML5, CSS3 e JavaScript. Particularmente acho isso incrível!

 

Veja um exemplo de aplicação que eu e minha equipe desenvolvemos utilizando essas tecnologias: Clique aqui

 

Infelizmente, as diferentes plataformas iOS, Android, Windows Phone, Blackberry, entre outras, ainda apresentam particularidades, o que algumas vezes força os desenvolvedores a manter uma versão de código para cada uma delas, lógicamente que dependendo das funcionalidades disponibilizadas na aplicação.

 

Documentação

A documentação como eu disse anteriormente é vasta e a comunidade muito ativa, pelo menos fora do Brasil :( e é possível encontrar vários exemplos práticos na internet. A documentação oficial pode ser acessada através do link: https://cordova.apache.org/docs/en/latest/ para o Cordova e em: http://docs.phonegap.com/ para PhoneGap.

Para cada funcionalidade disponível na API, a documentação mostra sua compatibilidade e suporte para as diferentes plataformas.

É importante deixar claro que existem duas iniciativas distintas: PhoneGap e Cordova, a primeira é proprietária da Adobe e conta com um produto muito legal que é o PhoneGap Build, que permite a compilação do seu pacote diretamente online; já a segunda é open source e requer a instalação e configuração local de todo o ambiente.

 

E você, curtiu saber um pouco mais sobre esta tecnologia? Tem alguma sugestão ou dúvida que gostaria que eu abordasse nos próximos artigos? Comenta aqui abaixo, seu feedback é muito importante.

Ah... E fica ligado que logo logo irei publicar mais conteúdo sobre Apache Cordova e PhoneGap Build.

Forte abraço e até a próxima!

 

Gostou? Compartilha!

Deixe seu comentário

Este artigo foi inspirador e despertou em você alguma ideia genial?