BLOG DO ADRIANO

Conheça as Diferenças entre Branded Content e Inbound Marketing

03/04/2017 às 11:23h

Branded Content e Inbound Marketing são estratégias aplicadas na geração de conteúdo, ambas tem como principal objetivo transformar um espectador em consumidor. Conheça as diferenças e alguns exemplos da aplicação de cada uma delas.

Conheça as Diferenças entre Branded Content e Inbound Marketing

Existem várias estratégias, ações e terminologias aplicadas quando o assunto é geração de conteúdo, todas essas técnicas e características são aplicadas em sequencias de passos ou ações com o principal objetivo de tornar um possível cliente ou espectador em um cliente ou consumidor. Entre estas várias nomenclaturas, encontramos evidenciados os termos “branded content” e “inbound marketing”, estas duas técnicas em específico possuem diferenças em suas aplicações, porém convergem para um mesmo objetivo: a geração de negócios/vendas. Para entendermos suas diferenças, precisamos inicialmente compreender o que cada um destes termos significa e como se aplicam na prática do conteúdo digital.

 

Branded Content

O branded content ou marketing de conteúdo tem como significado a comunicação por meio da criação de conteúdo (Artigos, e-books, vídeos, etc.) relevante e de qualidade para o público-alvo dentro do contexto em que a marca ou empresa está inserida. Seu objetivo é evitar que o público consumidor seja interrompido com anúncios e mensagens que não os interessa, e passem apenas a receber informações relevantes e no momento em que acreditarem ser mais apropriado.

O branded content é dividido em 3 etapas: Atrair, Reter e Gerar receita. Ele funciona através da geração de conteúdo extremamente útil para quem vai acessá-lo, deve ter haver com o que a marca ou empresa produz, sendo capaz de entreter e informar o público ao mesmo tempo.

Como exemplos de branded content podemos citar as seguintes campanhas:

 

Case 1: GRAACC – Bald Cartoons – Carequinhas

A campanha brasileira “Carequinhas”, produzida pela Ogilvy Brasil para o GRAACC, raspou a cabeça de personagens famosos, como a Turma da Mônica, por exemplo. O case conseguiu criar uma plataforma de geração de conteúdo.

 

Case 2: Supermercado Intermarché - Inglorious Fruits and Vegetables

Esta ação francesa conseguiu evitar, de maneira criativa, que os consumidores desperdiçassem comida.

 

 

Inbound Marketing

O inbound marketing, também conhecido como marketing de atração é uma forma de publicidade on-line pela qual uma empresa ou marca promove-se por meio de formas de marketing de conteúdo (blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletter). Diferente dos métodos tradicionais, o inbound marketing não atrai o consumidor através de anúncios e compra de espaços publicitários em rádio, televisão, telemarketing, mas sim através da geração de conteúdo altamente relevante, fazendo com que ao buscar pelo conteúdo o consumidor acabe por encontrar a marca ou empresa.

As estratégias de inbound marketing possuem as seguintes fases: Atrair tráfego (através de e-mail marketing, SEO, anúncios patrocinados, etc), Converter visitantes em leads, Converter leads em vendas, Fidelizar clientes e Analisar os processos visando melhoria contínua. Muitas dessas tarefas são resolvidas com as ferramentas de automação de marketing de ajuda, como serviços de marketing por e-mail em massa com funções de automação, sistemas de CRM e assim por diante. 

Cases de inbound marketing:

 

Case 1: MGITHECH – TI

Conheça as Diferenças entre Branded Content e Inbound Marketing

Empresa brasileira especializada em dispositivos móveis para indústrias que aumentou através da geração de conteúdo para seu blog, o número de leads em 12x, o tráfego do seu site em 15x, e conseguiu atingir 25.000 visitantes, sendo 84% deles vindos por meio de busca orgânica.

 

Case 2: Memphis Invest - Mercado Imobiliário

Conheça as Diferenças entre Branded Content e Inbound Marketing

Imobiliária que através da geração de conteúdos relevantes para seu blog, ofertas grátis, landing pages, etc, conseguiu atrair mais clientes para suas ofertas, aumentando suas vendas em 260% em apenas 2 anos.

 

Embora existam inúmeras semelhanças entre os dois conceitos, podemos concluir que não são a mesma coisa, porém não há consenso entre os profissionais de inbound marketing e branded content sobre os limites de cada um. O branded content não tem seu foco apenas no meio digital online, enquanto o inbound marketing sim, e podemos pensar no inbound marketing como um subconjunto de estratégias do branded content.

O fato é que utilizando ambas como estratégia, podemos elevar uma empresa ou marca como referência nos assuntos dos conteúdos gerados, o que aumenta muito seu potencial de engajamento e conversão.

Hoje eu fico por aqui, abraços e até breve!

 

Gostou? Compartilha!

Deixe seu comentário

Este artigo foi inspirador e despertou em você alguma ideia genial?